terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A política de (não) upgrades na TAM.

Quem já viajou para a Zoropa sabe que poltrona da classe econômica não é nenhuma Brastemp. Ao mesmo tempo já deve ter visto (mesmo sem ter experimentado, na prática) que a classe executiva apresenta uma enorme diferença em relação ao serviço da econômica.

Para quem não tem dinheiro sobrando ou não quer comprar a passagem na executiva, uma das opções é o upgrade de classe. Até aí nenhuma novidade. O sujeito vai lá, adquire uma passagem internacional em classe econômica e utiliza umas 30mil milhas para fazer o upgrade, ou seja, vai viajar de classe executiva, tendo pago econômica.

Para mim esse é o motivo principal porque tento juntar o máximo de milhas possíveis. Poder curtir minhas férias começando com o pé direito, sem me cansar muito na viagem. Questão de gosto. Se vc prefere gastar suas milhas emitindo passagens nacionais, nem perca seu tempo lendo o resto do post.

Bom... se vc resolveu continuar, vc já deve ter se perguntado: em qual companhia devo juntar minhas suadas milhas?

Essa é uma pergunta difícil e que depende de alguns fatores, inclusive de qual seu destino predileto/mais frequente. Obviamente não tenho como responder essa pergunta para os outros. O que posso fazer é relatar as escolhas que tenho feito.

De 2002 até 2007 fui cliente assíduo da velha Varig. Na época, não creio que houvesse páreo para o Smiles em relação a upgrades. O primeiro que fiz, em 2002, utilizou as então chamadas "milhas velhas", ou seja, com apenas umas 12 mil milhas em cada trecho e já estava confortavelmente instalado na parte dianteira da aeronave. Mesmo depois, se não me engano, o upgrade era realizado com apenas 25 mil milhas... Além disso, vc juntava milhas com o cartão de crédito (então novidade), ao abastecer nos postos da BR, não havia a necessidade de comprar a passagem na econômica em uma tarifa específica (mais cara) e os upgrades de balcão, em cima da hora, necessitavam apenas da metade das milhas do upgrade normal. Como a Varig deixou de operar Europa, tive de buscar outro programa de milhagem.

Na prática haviam 3 opções para mim, TAM, Lufthansa e TAP, que passou a operar direto de BSB, onde moro. Todas necessitariam de apenas uma conexão até chegar na Alemanha, meu destino preferido.

A TAM seria a escolha mais lógica, correto? Poderia usar os vôos nacionais para se juntar milhas, tem um leque de opções maior para juntar milhas com os "parceiros não-aéreos", possibilidade de usar as milhas também para América do Norte, etc. A TAP teria as vantagens de sair direto de BSB e de poder ser usada para qualquer destino europeu, mas teria as dificuldades de se juntar as milhas do cartão. A Lufthansa, por fim, embora me parecesse que tivesse os aviões mais novos e as melhores cabines, sempre necessitaria de conexão na Alemanha e em GRU, mesmo que eu estivesse com outro destino na Europa, além de ser praticamente impossível juntar milhas nela sem ser voando.

Fui ver as opções da TAM, que não parecem ter mudado desde então. O upgrade é "permitido", mas o passageiro tem de comprar a passagem em uma das classes Y, Q ou H. Bom, aí vc se pergunta: ok, imagino que a Y (tarifa cheeeeeia) seja melhor nem ver quanto custa, mas quanto sairia uma passagem para a Zoropa nas tais Q e H? O site deles não ajuda nada a responder essa questão. Se vc simular a compra de uma passagem, ele vai te informar o preço em econômica, executiva e primeira, mas o preço da econômica informado NÃO lhe permite upgrade. Vc tem de ligar para eles para saber quanto custa a passagem. Foi o que fiz ontem. Vejam os preços em datas (25 dias de viagem) e destino hipotético (Veneza), com saída de BSB. É assustador:
  • preço na executiva promo:R$ 7.182,00
  • preço da Q: R$ 7.405,00 (mais cara que a executiva!!!)
  • preço da H: R$ 6.202,76
Ou seja, só podemos concluir que a TAM tem uma política (não-declarada) de não permitir upgrades na prática! Já vi em outros blogs que há possibilidades de upgrade no balcão, dependendo da categoria do fidelidade ou de fatores outros. Não se trata, contudo, de política escrita (não encontrei informações no site deles), muito menos que possa ser planejada com antecedência. Ou seja, para mim, não melhora em nada.

A TAP, contudo, numa jogada muito esperta, começou não só a fazer vôos a partir de diversas cidades brasileiras, como também abriu várias possibilidades de se juntar milhas em cartões de crédito, que são hoje a melhor de fonte de milhas, creio que para a maioria das pessoas. A TAP, por fim, também exige uma categoria mínima para se fazer upgrades, mas o preço é muito, mas muito, menor que o exigido pela TAM. A título de exemplo, na mesma simulação de datas e destinos, o preço da TAP seria menor que R$2.500,00.

Resumindo, acabei ingressando no Victoria da TAP, onde estou até hoje. Espero que com a entrada da TAM na Star Alliance, eles comecem a oferecer possibilidades reais de upgrade para a classe executiva. Como devo viajar até o meio do ano novamente, confesso que não vou esperar para ver se eles melhoram em relação a isso. Vou preferir continuar no Victoria, pelo menos por enquanto...

12 comentários:

  1. É nesse tipo de situação que a gente vê como a TAM é amadora. Todas as vezes que tentei um upgrade com milhas na TAM tive ele negado pelas mais estúpidas e desconhecidas razões. Daria até para escrever um post aqui em forma de piada sobre as razões... Mas na prática, parece que só quem é amigo dos funcionários consegue upgrade. E olha que eu tenho Fidelidade Vermelho há alguns anos - o que na prática não vale nada, porque nem a TAM respeita...

    Meu conselho, escolha uma companhia com regras claras. Eu vôo Lufthansa e Continental. Não são excepcionais mas são bem transparentes nas regras. TAM é castigo.

    ResponderExcluir
  2. Já passei pela mesma raiva VÁRIAS vezes. A TAM é ridícula, e é uma pena que ainda não temos uma economia que realmente suporte mais uma empresa fazendo concorrência. Começa pela não existência de passagens SP-NY usando milhas, pela NÃO existência de upgrade (pra mim isso é propaganda enganosa), pelo fato de que para fazer reembolso de uma passagem é necessário ir em uma loja TAM (no site dá erro e por tel não fazem, absurdo!), não sei agora mas já tive que ir numa loja TAM emitir uma passagem ONE WAY pois não faziam pelo site nem tel usando milhas....... bem já passei tanta raiva que SEMPRE que posso escolho QUALQUER outra empresa (DELTA, CONTINENTAL) e se bobear escolho Avianca, Mexicana, copa, lan com escala na venezuela ou colombia ou whatever do que escolher esse lixo de empresa que não respeita seus clientes.

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja mais fácil emitir diretamente o bilhete em classe executiva, usando mais milhas. Já fiz isso na TAP, voando de São Paulo para Paris. Aproveito para divulgar links para dois bons blogs sobre viagens, do Wall Street Journal e da Condé Nast Traveler:
    http://blogs.wsj.com/middleseat/
    http://www.concierge.com/cntraveler/blogs/perrinpost

    ResponderExcluir
  4. Olá Victor, é uma opção sim, mas tem alguns contras:
    * Precisa de 100.000 milhas, em média, contra 50k do upgrade,
    * Não ajuda a juntar novas milhas. No caso do upgrade, e para a Europa, vc gasta as 50k milhas, mas junta coisa de umas 12k milhas,
    * E para os viajantes mais frequentes, juntando mais milhas, te dá direito a cartões de categorias mais altas, que te permitem check-in prioritário, mais bagagem, mais facilidade de upgrade, etc.
    PS: valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Amigos;
    Realmente a TAM é péssima no quesito fidelização. Mas a acredito que ela só faça isso por não ter concorrentes a altura dentro do Brasil. Quando essa situação mudar, rapidinho ela vai pro buraco.

    Somente nesse ano já fiz mais de 200 voos por essa empresinha (por falta de opção partindo de Vitória) e também sempre fico na mesma de vocês: NUNCA consigo fazer upgrade e muito menos tenho os tão famosos "benefícios". Muito pelo contrário, só passo é raiva.

    Outro dia peguei um voo interno e, mesmo apresentando meu super fidelidade vermelho, nem na saída de emergencia me colocaram.

    Nos resta apenas torcer para que cresça no Brasil uma Companhia descente

    Anselmo Endlich

    ResponderExcluir
  6. Oi Anselmo. O pior é que parece que a TAM é que está fazendo escola. A TAP, que antes fazia os upgrades, resolveu endurecer e, no último voo deles que peguei em maio, preferiam ir com a classe executiva com espaço sobrando, mas não nos deixaram fazer o upgrade.

    ResponderExcluir
  7. O Sr. Razinza, já q vc tem experiência em upgrades com a tap, tou com a seguinte situação:
    voo marcado para o final do ano pela tap (tarifa classic q da direito a upgrade por milhas)...

    sendo q as milhas estão no cartão fidelidade TAM...
    E agora será q eu consigo fazer o upgrade usando as milhas tam? (sao 50.000 ida e volta)
    Tb tenho umas no cartão de crédito mas esse não possibilitou a transferencia para tap...

    Obrigado!

    e sim a tam está cada vez piorando os serviços... não falo só pelo programa fidelidade... e sim pro atendimento tanto em solo qnto no ar...
    uma vez após um problema q nem lembro qual foi, a sra. q me atendeu disse que a TAM adotava a mesma pratica q as grandes companhias americanas... na epoca eu ainda respondi... que isso não era motivo de vanglorear... que deviam apreender a nivelar por cima...
    mal sabia q iria piorar tanto o serviço hehe

    ResponderExcluir
  8. Srs.

    Larguei de mão a TAM - TAM -TAAAMTAM.. (MARCHA FÚNEBRE) POIS SÃO UNS CRETINOS, ESTOU ATÉ HOJE QUERENDO VER MEUS PONTOS COM A LAN DE JANEIRO... A AA NA OUTRA SEMANA HAVIA DEPOSITADO NO SMILES.
    MAIS QUE ISSO, UM COLEGA PERDEU 70 MIL PONTOS E ELES NÃO SABEM ONDE FORAM PARAR!!!

    ResponderExcluir
  9. A situação continua a mesma. Fiz uma pesquisa no site da TAM hoje, 18/06/2011, e para comprar uma passagem passível de upgrade para NY (R$ 5.500 ida e volta) você gasta ptraticamente o mesmo valor do que comprar direto a passagem na classe executiva (R$ 5.240 ida e volta. É só optar por usar milhas quando escolher o itinerário e agora o site diz quantas milhas são necessárias; já pra saber a categora necessária para fazer upgrade, é só ir passando o mouse em cima das classes (PLUS, CLASSIC, etc) e aparece um resumo das caracerísticas da passagem, inclusive a possibilidade ou não de upgrade.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou um viajante constante. Costumo viajar de carro pelo Brasil. Queria comprar passagem pela TAM com a pontuação (milhas) conseguidas durante anos no cartão de crédito (difícil, pois agora os pontos vencem também). Me dirigí a uma loja da TAM para informações e me disseram que eu teria que baixar os pontos do cartão para o TAM Fidelidade e que apenas 6 meses antes da viagem eu poderia comprar a passagem. Pois bem, baixei os pontos e exatamente 6 meses antes voltei ao balcão. Me informaram que eu teria que esperar até que se completasse 6 meses antes da volta (e não da ida). Esperei mais uns 20 dias. Quando voltei a loja, a atendente me informou que eu NÃO PODERIA COMPRAR COM AS MILHAS pois não havia mais assento disponível. Tive que comprar em dinheiro. Só depois ví que havia 90% dos assentos disponíveis no vôo. Ora, então porque a TAM não me permitiu voar com as milhas ? Simples: devem reservar apenas 4 ou 5 assentos por vôo internacional para as milhas. Acabei voando em dinheiro e as minhas milhas ficaram de bobeira aguardando que eu voe novamente na TAM. Para mim, o termo "FIDELIDADE" deve ser uma via de mão dupla. Infelizmente a TAM TRAI os seus clientes com esta política estúpida. Vou torrar estas milhas da TAM nem que seja para dar uma voltinha de avião em um final de semana. Ou então, pego um mendigo na rua e faço este favor para ele. Vai ser legal vê-lo embarcar no avião... Enfim. TAM, nunca mais.

    ResponderExcluir
  11. Endosso tudo o que foi dito: a TAM realmente está se esforçando muito para ficar a cada dia pior. E está tendo um tremendo êxito ! Sempre que posso, a evito. Seu destino, fatalmente, será o de tantas outras que desprezaram seus clientes: o abismo. Que vá logo ! Creio que o Com. Rolin deve ter quebrado a vértebra de tanto se virar no túmulo.

    ResponderExcluir
  12. E a fidelidade tambem se torna objeto de paixão econômica ! Que tal desde 2011 ? Os smiles de todas as Cias aéreas andaram se acumulando tanto que a emprensa fala de ameaças para o financiamento das "Majors" dos transportes de passageiros. Nao me lembro quanto smiles precisava em 2007, 2000 ou 1990 para fazer um up-grade na classe executiva (na decada 1990 eu não tomava conta disso), mas acredito que as regras foram ficando mas restritivas por causa do aumento do numero de usuarios. Conceder um up-grade a 2 pessoas em 2000, nao e a mesma coisa do que fazer-lo para 20 em 2012 ! Na data de hoje, essa "Fidelidade" é um brinquedo contratual na mão da empresa, não dos consumidores.

    ResponderExcluir