Creio que a esmagadora maioria dos especialistas em trânsito concorda que não há saída para a mobilidade urbana - leia-se acabar com os congestionamentos - sem a implantação de um sistema de transporte urbano digno de França, Alemanha, etc. E não é de hoje que se sabe disso, já há muito jogaram a toalha os especialistas que acreditavam que alargar vias seria capaz de acompanhar o épico crescimento no número de carros nas ruas.
O que não dá para entender é porque o investimento em transporte público não é feito. Alguns dizem que é porque são investimentos caros. Mas esse argumento não se justifica. Curitiba fez milagres com poucos recursos. Bastou gestão e vontade de fazer. Por outro lado, mesmo em uma cidade como Brasília, em que o governo local dispõe de recursos muito acima da média das outras cidades, graças ao fundo constitucional do DF, os investimentos em transporte público são tímidos e desarticulados. Mesmo com o tal VLT que está sendo feito na W3 Sul parece haver muito mais de capricho político que de planejamento e gestão de transportes.
Por outro lado, o alargamento das vias é sempre feita com grande alarde. Muitas vezes no bojo de "planos" pomposos que "irão acabar com os congestionamentos". E, a despeito dos alargamentos, eles crescem e crescem. As pessoas gastam cada vez mais tempo trancafiadas em seus carros paradas no meio de largas avenidas que deveriam "solucionar de vez o problema do trânsito". De fato, o trânsito não tem como ser solucionado usando-se tal "metodologia", mas candidatos Brasil afora são reeleitos "porque fizeram muito pela cidade", o que me leva à conclusão de que o grande problema é que nossos conterrâneos têm preguiça de pegar transporte público e querem ficar presos em congestionamentos em seus carros novinhos, comprados em 60 vezes sem entrada. Se torrar dinheiro com viadutos dá voto, porque investir em metrôs ou gerenciamento?
Pode ser que não resolva, mas acho que deveriam alargar e retirar os semáforos do Eixo monumental. Além disso, deveria ser iniciado um agressivo programa de retirada dos semáforos e substituídos por viadutos e quetais. Em terceiro lugar, além a construção de novas vias se faz necessário com urgência
ResponderExcluirÉ... acho que vc entendeu tudo mesmo...
ResponderExcluirNão conheço o DF mas sempre achei que as ruas fossem super largas aí. :-) Propaganda enganosa? :-) Então, passo aqui para dizer que fico feliz que esteja testando o pão (no-knead bread) de várias formas, esta é a receita mais polêmica e testada do blog, fiquei pensando se você não está peneirando a farinha para fazer o pão, pois isso deixa a massa bem mole, de acordo com algumas descobertas que fizemos com outros leitores. Um abraço!
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